(11) 2667-4695  |  contato@atczanardi.com.br
indicadores-financeiros

Indicadores Financeiros: o que são e como avaliar

Toda empresa que almeja alcançar o sucesso deve prestar bastante atenção em suas finanças, pois a partir das informações extraídas, será possível avaliar o desempenho e estruturar ações de melhoria contínua.

São os indicadores financeiros que irão produzir material necessário para as tomadas de decisões acertadas. Porém, a coleta, análise e interpretação dos dados é uma tarefa complexa, que exige muito tempo, dedicação e empenho.

Para tomar boas decisões, é preciso saber interpretá-los 

corretamente. Do contrário, serão inócuos.

Pensando em abordar um assunto tão importante, produzimos este artigo com o conceito e a serventia dos indicadores financeiros. Acompanhe conosco!

O que são Indicadores Financeiros?

Os KPIs financeiros (indicadores-chave de desempenho) são métricas que as organizações usam para rastrear, medir e analisar a saúde financeira da empresa. Esses KPIs financeiros se enquadram em uma variedade de categorias, incluindo lucratividade, liquidez, solvência, eficiência.

A melhor definição para indicadores financeiros é pensar em métricas de resultado, em dados sobre a situação financeira da empresa. Com a informação coletada é possível gerar análises que irão embasar tomadas de decisão assertivas e avaliação.

Quais os principais indicadores financeiros e como avaliá-los?

Agora que você já compreende o que são os Indicadores Financeiros e quais suas principais vantagens para seus negócios, confira quais são os principais modelos para utilizar otimizar resultados na sua empresa! 

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma metodologia que analisa, a rigor, as entradas e saídas de capital de seu negócio em um determinado período determinado. 

Este indicador financeiro cumpre uma série de objetivos. Ao possibilitar que seja feita avaliação sobre a receita gerada pelo negócio, e se a mesma supri as obrigações financeiras, permite determinar se o empreendimento opera de modo sustentável e quais os investimentos viáveis, bem como quais melhorias devem ser implementadas. 

Uma fórmula simples para avaliar este indicador é:

  •  Lucro Líquido + Juros + Desvalorização

Indicadores de liquidez

Os índices de liquidez demonstram de modo efetivo se o faturamento gerado pelas operações de mercado conseguem cobrir as despesas gerais do negócio

Assim, este indicador determina o nível de crédito da empresa e assegura que as estratégias do negócio possam ser mantidas sem gerar dívidas no futuro.

Este indicador financeiro pode ser avaliado por meio de uma fórmula bastante simples:

  • (Valor em Caixa + Contas a Receber) ÷ Passivo Circulante 

Margem de lucro bruto

Este indicador financeiro tem por objetivo demonstrar o lucro final gerado por um produto ou serviço após abatidos todos os custos envolvidos em sua produção, como mão de obra, gastos com materiais e insumos, dentre outros.

A título de exemplo, podemos avaliar um produto vendido a R$ 100. Se, ao se deduzir deste valor todas as despesas de produção, concluiu-se que o lucro final foi de R$ 50, então esta mercadoria tem um índice de 50%. 

A fórmula para seu cálculo é:

  • Margem de lucro = lucro bruto ÷ receitas totais).

Ponto de equilíbrio 

Também conhecido por break even, este indicador financeiro determina qual o valor base que a empresa precisa faturar para liquidar todos os custos de operação do negócio, ou seja, é o valor mínimo necessário para sustentar a existência da empresa.

A definição do ponto de equilíbrio permite ter uma visão de desempenho dos negócios, prevenindo que a empresa entre no vermelho assumindo mais custos do que pode cobrir. 

Ainda, este indicador pode contribuir para saber quais estratégias adotar para melhorar os ganhos da empresa e em qual momento essa decisão precisa ser tomada.

A fórmula utilizada para avaliar o ponto equilíbrio é um pouco mais complexa: 

  • Ponto de Equilíbrio econômico = (Despesas fixas + Custos + custo de oportunidade) ÷ (margem de contribuição unitária).

Capital de giro

Muito importante para tomadas de decisão de curto prazo, o capital de giro indica quanto uma empresa possui em recursos financeiros após realizadas as deduções de todos os seus passivos (por sua vez, despesas como aluguel, energia elétrica,  impostos).

O capital de giro é uma espécie de  reserva que a empresa dispõe para cobrir seus custos sem ter de depender das operações de mercado para pagar suas dívidas. É o capital de giro que garante que o negócio lucre.

Para avaliar este indicador financeiro, recomenda-se a seguinte equação: 

  • Ativos circulantes – passivos circulantes = capital de giro líquido

Resultado líquido

Resultado Líquido demonstra o montante em dinheiro restante após se considerar todos os custos operacionais do negócio de qualquer natureza –sejam custos de produção fixos, dívidas ou qualquer variável que represente saída de capital para a empresa.

Este indicador financeiro é geralmente apurado ao final de um exercício. Mais é comumente apurado anualmente, mas pode aferir ciclos operacionais menores. 

A fórmula para sua aferição é: 

  • Resultado Líquido = Resultado Operacional – Despesas Financeiras
controle-financeiro

Conte com os serviços da ATC Zanardi!

Agora que você já conhece a importância dos indicadores financeiros e da importância deste procedimento para analisar o desempenho econômico de sua empresa e balizar tomadas de decisão assertivas para os negócios, conte com o suporte especializado da ATC Zanardi!

Somos uma contabilidade que está há mais de 50 anos no mercado, prezamos sempre pela eficiência e o comprometimento com as ações da nossa empresa.

Entre em contato e conheça nossos serviços! Gostou deste conteúdo? Conheça mais artigos como este em nosso blog e siga nossas redes sociais!

Continue navegando: Endereço Fiscal: vantagens de usar a sede virtual da ATC Zanardi.

Um pensamento em “Indicadores Financeiros: o que são e como avaliar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *