(11) 2667-4695  |  contato@atczanardi.com.br

Todas as empresas podem ter uma sede virtual? Saiba mais sobre essa solução

De acordo com dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), cerca de 50 milhões de brasileiros desejam empreender, entretanto, as burocracias de colocar um estabelecimento para funcionar nos conformes das leis desanima empresários que acabam desistindo ou trabalhando ilegalmente.

São autorizações, licenças e alvarás para funcionamento, além da obrigatoriedade de aluguel de negócios em zonas comerciais. 

Todas estas obrigações resultam em custos para o empreendedor, que muitas vezes não utilizará o endereço comercial para o exercício das atividades-fim, arcando com tais despesas apenas para habilitar um domicílio fiscal regular para os negócios. 

Nestes e outros casos, uma solução eficiente pode ser a opção por sede virtual. Muitos menos onerosos e com estabilidade fiscal, essas empresas podem ter um ponto para reconhecimento público sem arcar com todos os gastos de um ponto físico. 

A pergunta que fica para muitos empreendedores é: todas as empresas podem ter uma sede virtual? Leia este artigo e saiba mais sobre essa solução. 

Boa leitura!

O que é uma Sede Virtual?

Uma sede virtual é um local que geralmente abarca empresas que não necessitam de um erro administrativo comercial para que suas atividades sejam exercidas. Entretanto, pela natureza das atividades econômicas que realizam, precisam deste tipo de ponto para operar com conformidade legal e regularização. 

Ainda para possuírem um ambiente no qual centralizem o recebimento de correspondências, realizar a comunicação com autoridades governamentais, com o Fisco e cadastrar-se na Junta Comercial do Estado em que atua. 

A sede virtual é estruturada de forma que compartilha o endereço para reconhecimento público de sua empresa de modo totalmente legal e regularizado, tornando-se assim o endereço do seu CNPJ.

Quais as Vantagens de uma Sede Virtual para as empresas?

Uma das principais vantagens de uma sede virtual para os negócios é que permite que as empresas reduzam custos, aumentem a eficiência e criem um ambiente seguro para recebimento de documentações importantes, com reconhecimento por autoridades fiscalizadoras. 

Além disso, esta medida protege sua privacidade e garante a separação de suas contas empresariais e particulares ao atribuir à empresa a outro endereço.

Ainda, se uma equipe trabalha remotamente, ou com a prestação de serviços ocorrendo em simultâneo em diferentes locais (nos endereços dos tomadores de serviços), a sede virtual pode ser utilizada como um ponto de centralização das atividades.

Isso proporciona mais organização para os negócios e gera uma base de dados acessível a todos os membros de modo prático.

Outra vantagem da sede virtual está no fato de que, muitas vezes, um negócio que está se principiando enfrenta a modificação do seu IPTU de residencial para comercial, processo adotado por algumas prefeituras e que geram encargos tributários mais pesados para o empreendedor. 

Entretanto, neste caso, não deixe de consultar o que está previsto a depender do código de postura do município.

Isso porque, alguns tipos de negócios — como algumas produções manufatureiras, negócios industriais, que produzem grandes ruídos ou utilizam substâncias tóxicas, ou poluentes, por exemplo — não podem operar em qualquer local, o que pode gerar penalidades severas para o empreendedor.

Quem pode abrir empresa com Endereço Virtual/Sede Virtual?

Não existem impedimentos legais para abrir uma sede virtual, de modo que empreendedores de qualquer segmento podem adotar esta medida se considerar que será vantajoso para empresa, independente do porte do negócio. 

Entretanto, existem algumas situações que tornam a adoção de um endereço virtual uma alternativa inteligente e econômica, além dos já mencionados negócios instalados em endereços residenciais. São elas:

  • Empreendimentos industriais instalados em regiões remotas, inóspitas ou de difícil acesso, que criam sedes virtuais para recebimento de documentos e correspondências.
  • Negócios em fase de scale up, cuja rapidez de crescimento pode demandar a mudança de endereço em intervalos muito curtos de tempo; 
  • Empreendimentos que não demandam uma estrutura física específica, como Agências de Marketing Digital, Prestadores de Serviços como T.I. consultores de vendas em diferentes segmentos, dentre outros. 

A esta altura, você já sabe que todas as empresas podem ter uma sede virtual, se isso for vantajoso.

Pensando em abrir uma empresa com sede virtual? Conte com apoio da ATC Zanardi!

A ATC Zanardi é um contabildiade atuante há mais de 50 anos no mercado. Temos perícia na gestão financeira e tributária de negócios de qualquer porte e segmento. 

Ao longo dos anos, consolidamos o que há de mais acadêmico e estratégico no mercado contábil e aliamos o rigor das metodologias tradicionais da Ciência contábil ao dinamismo, praticidade e segurança das tecnologias digitais.

Com a nossa solução de oferta de sede virtual para sua empresa, você agiliza e desburocratiza o processo de abertura ou legalização e conta com um endereço estável para seu negócio, gerando mais credibilidade de mercado.

Interessado? Entre em contato e converse com nossos consultores. 

Gostou deste conteúdo? Conheça mais dicas de contabilidade para o seu sucesso nos negócios visitando nosso blog e nos seguindo nas redes sociais
Leia mais: Registro de empresas: as diferenças entre MEI, ME, EPP, EI e LTDA

http://atczanardicontabilidade.com.br/contato/

Um pensamento em “Todas as empresas podem ter uma sede virtual? Saiba mais sobre essa solução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *