Empreendedorismo digital: 5 passos para ter um negócio online
O empreendedorismo digital já vem causando transformações sensíveis no modo de o brasileiro consumir desde o início da década de 2010, capacitando cada vez mais clientes para as compras digitais com a oferta de produtos diversos e a praticidade nas transações comerciais.
Entretanto, o mercado de compras online foi fortemente impulsionado pelo período de isolamento social, e os resultados se mantiveram mesmo com a retomada das lojas físicas. Mesmo com queda em relação ao ano anterior, o mercado de vendas online alcançou um faturamento de R$ 38,4 bilhões apenas entre abril e junho de 2022.
Isso demonstra uma nova tendência no padrão de consumo no Brasil, fazendo do empreendedorismo digital uma escolha promissora para lucrar nos negócios.
Para ter a máxima assertividade nos negócios desde as primeiras fases, separamos para você 5 passos para ter um negócio online.
Boa Leitura!
O que é o empreendedorismo digital?
Empreendedorismo digital é um modelo de negócio no qual a base de das operações de mercado e atividades econômicas que ocorrem de modo exclusivo ou predominantemente via web.
O principal intuito destas empresas é simplificar o contato e a interação com o cliente de modo remoto, por meio de uma série de estratégias que abrangem desde a prospecção, passando pelas etapas de negociação, efetivação da compra, até o chamado sucesso do cliente.
Para tanto, utilizam as chamadas plataformas digitais, que podem ser por meio de e-commerces, marketplaces, aplicativos e congêneres, dispensando a necessidade de mediação via espaços físicos.
São exemplos de negócios que utilizam o empreendedorismo digital:
- Comércio de Infoprodutos;
- Marketing Digital;
- Aplicativos;
- Consultorias digital;
- Cursos online;
- Serviços de streaming, dentre outros.
A idealização deste modelo de projeto iniciou já nos anos 70, mas foi com a popularização – e sofisticação – das ferramentas digitais que este tipo de negócio ganhou corpo, popularidade e consolidou transações mais seguras.
Agora que você já sabe do que se trata o empreendedorismo digital, pode estar se perguntando como prosperar neste mercado tão disputado. Confira as dicas que separamos para você.
Quais os 5 passos para ter um negócio online de sucesso?
1-Defina o seu tipo de negócio
Uma das primeiras etapas é definir seu tipo de negócio. Isso porque, no empreendedorismo digital, as ferramentas e mesmo os ambientes de atuação são muito diversos e cumprem diferentes propósitos.
É ideal ter clareza de como utilizar os benefícios da web. Logo, seu negócio digital pode funcionar por meio de lojas virtuais, blogs, sites e até mesmo suas redes sociais com contatos profissionais.
Entretanto, estes serviços precisam ser definidos de modo estratégico, pois devem estar em consonância com o tipo de serviço que você oferece, os recursos financeiros de que dispõe e para qual público deseja vender.
Isso o leva ao segundo momento de seu empreendedorismo digital. Confira.
2-Realize uma análise de seu nicho de mercado
Qualquer empreendedor de sucesso tem um público que deseja atingir, soluções que deseja ofertar e a identidade que quer para este negócio. São pilares do empreendedorismo, e, no ambiente digital, não é diferente.
Na web, suas intenções de mercado devem estar muito bem definidas, até mesmo para que sua empresa não fique à deriva em um nicho com tantas possibilidades, sem uma proposta clara que traga os clientes certos para você.
Portanto, estude, analise e se prepare para o seu nicho de mercado, a qual é a parcela de mercado ou segmento para o, qual você irá oferecer seus serviços ou produtos.
Isso irá nortear as campanhas, linguagens, identidade visual e a definição de estratégias, o que nos leva ao próximo tópico.
Aproveite para conferir: Registro de empresas: as diferenças entre MEI, ME, EPP, EI e LTDA.
3-Crie um plano de negócios
A consolidação de todos as análises estratégicas realizadas nas etapas anteriores pavimentaram o terreno para a criação do plano de negócios para seu empreendedorismo digital.
Uma empresa que atua em um mercado tão desafiador não pode prescindir desta metodologia. O planejamento estratégico dos negócios analisa todos os desafios do mercado e traça ações para gerar resultados de sucesso a baixos custos operacionais.
Ainda, com ele, você define (e avalia) os objetivos a curto, médio e longo prazo para sua empresa, deste modo, assegurando que possa atuar de modo premeditado, identificando tendências do segmento e prevenindo-se contra crises, aumentando as oportunidades de lucro.
4-Construa uma presença nas redes sociais
As redes sociais tornaram-se uma das principais ferramentas de busca dos clientes por empresas. Um empreendedor digital com visão de mercado sabe como capitalizar este recurso.
Algumas estratégias inteligentes são o Investimento na identidade visual, a utilização do espaço como uma espécie de showroom digital de seus produtos e conceitos, além de consolidar ali uma ferramenta de divulgação, interação com clientes e oportunidades de concretização de vendas.
Ainda, das próprias redes sociais, o empreendedor pode analisar dados importantes para o negócio, como número de visitantes, frequência de cliques e comportamento do usuário.
Não deixe de incluir estratégias de investimento em redes sociais para seu negócio digital.
5-Monitore resultados
Conforme abordado no tópico anterior, uma estratégia indispensável para se aferir a qualidade dos serviços que você está utilizando no empreendedorismo digital, bem como obter uma referência sobre em quais soluções ou campanhas investir, é a análise de resultados.
Para tanto, contar com uma contabilidade especializada em negócios digitais é muito importante, este profissional irá auxiliá-lo na escolha de ferramentas certas para apurar um tipo de trabalho que você realiza.
Os indicadores chave de desempenho (KPIs) são fundamentais para criar projetos eficientes para cada perfil de empreendedorismo digital.
Portanto, que tal contar com um time de especialistas na contabilidade para o empreendedorismo digital e maximizar a escalabilidade de seu negócio?
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