Como calcular sua margem de lucro
O conhecimento técnico e real de quanto um negócio pode gerar de capital é a base para sucesso de empresas de qualquer porte ou setor.
Entretanto, diversos gestores consideram dados do faturamento como o indicador final da prosperidade econômica e da efetividade estratégica assumidas pela empresa.
Todavia, captar grandes vultos monetários com operações comerciais não significa, necessariamente, que a empresa atue com saúde financeira, pois existem despesas e obrigações fiscais deduzidos deste valor.
Para ter dados consistentes do desempenho das finanças de um negócio, é preciso fazer o cálculo da margem de lucro da empresa. Quer saber como realizar este levantamento e qual o impacto da prática sobre a gestão da empresa?
Continue conosco! Boa leitura!
O que é margem de lucro?
A margem de lucro é uma metodologia de análise de desempenho indispensável à sustentabilidade de qualquer negócio, pois é ela que determina se a empresa está gerando rentabilidade a partir de suas atividades centrais de mercado.
Para tanto, os indicadores gerados pela análise de margem de lucro demonstram qual o verdadeiro ganho monetário por cada operação de venda de produtos ou serviços de uma empresa, após deduzidos todos os débitos, sejam de origem operacional ou tributária da empresa.
Dessa forma, são fatores indispensáveis à boa apuração da margem de lucro de uma empresa:
- Matéria-prima;
- Mão de obra adicional;
- Folhas de pagamento;
- Impostos não retornáveis sobre as vendas;
- Contas essenciais para o funcionamento do negócio;
- Despesas e custos fixos e variáveis da empresa.
Importância do cálculo de margem de lucro
Dessa forma, a análise de margem de lucro é indispensável para se mitigar algumas falsas percepções de lucratividade da empresa, muito comuns quando o empreendedor apenas afere o faturamento das vendas – o que, por sua vez, indica o retorno financeiro, mas não considera débitos incidentes sobre este valor.
Assim, obter um faturamento alto não significa necessariamente que a empresa está com um saldo positivo, se o resultado, após deduções, for ao nível igual ou inferior ao ponto de equilíbrio de suas operações.
Este, por sua vez, é um indicador que demonstra o mínimo de arrecadação que a empresa precisa para se manter em funcionamento. Agora que você já compreendeu que esta é uma ferramenta essencial para sua empresa operar com saúde financeira, confira como calcular sua margem de lucro.
Como calcular a margem de lucro da empresa?
A depender do tipo de negócio que sua empresa conduz, os custos vão ser variados e influenciarão de modo diferente sua margem de lucro, em razão disso, existem diferentes formas de se aferir a margem de lucro, atendendo a diferentes objetivos dos negócios.
Confira as diferentes formas possíveis para calcular sua margem de lucro.
Margem de lucro bruto
Por este método, apenas os custos envolvidos na produção de sua mercadoria ou prestação de serviços são considerados, sendo utilizado visando avaliar se os custos gerais de produção estão cobertos.
Para tanto, o cálculo de lucro bruto avalia a diferença entre o faturamento e o custo de suas vendas. A fórmula correspondente a este método é:
- Receita de venda de mercadorias – Custo de mercadorias = Margem de Lucro Bruto
Margem de lucro operacional
Este modelo de cálculo da margem de lucro é utilizado para apurar se os custos operacionais de sua empresa estão muito altos.
Caso aponte que sim, serve de base para compreender onde cortar custos e quais ações serão tomadas para implementar os ganhos da empresa. Sua fórmula de cálculo é:
- Lucro Operacional = Receita Total – Despesas Comerciais.
Por norma, este tipo de indicador vária conforme as operações e perfil de negócios da empresa. Entretanto, seus principais indicadores, são:
- Custos de bens patrimoniais;
- Gastos operacionais;
- Despesas administrativas gerais;
- Amortização;
- Depreciação.
Margem de lucro líquido
A margem de lucro líquido analisa a efetividade que a empresa tem em produzir dinheiro em caixa depois de todo o abatimento de despesas sobre as operações de vendas.
Dessa forma, cumpre o papel de indicar qual o índice de rentabilidade da empresa. A fórmula para chegar a essa margem de lucro é:
- Margem de lucro líquido = Receita total – Todos os custos.
Agora que você conhece o papel substancial que o cálculo correto da margem de lucro exerce sobre seus negócios, que tal contar com o suporte de especialistas neste processo?
Conheça o suporte especializado da ATC Zanardi!
Há 50 anos no mercado, atuando no desafiador mercado de São Paulo, consolidamos a expertise necessária para consolidar os benefícios de uma contabilidade 100% digital a um atendimento personalizado e humanizado e altamente capacitado, tanto pelo investimento em especialização quanto pela experiência.
Nossos consultores podem realizar um diagnóstico preciso do desempenho econômico de seu negócio e compor uma análise de margem de lucro altamente assertiva para as necessidades de sua empresa.
Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou deste artigo? Temos mais dicas de empreendedorismo para você em nosso blog e em nossas redes sociais.
Continue a leitura: Valuation para pequenas empresas: como fazer na prática