Quais são os primeiros passos para o controle financeiro da sua empresa?
Um empreendedor de sucesso precisa ser estratégico no seu setor para ser visto e se destacar frente à concorrência. Porém, se focar inteiramente nas estratégias de venda sem estar atento a quanto se está gastando para isso pode determinar o fim dos negócios.
Naturalmente, qualquer um sabe que a boa gestão das finanças é o sistema nervoso central de um empreendimento e se distrair nesse sentido é impossível, visto que faturar é o objetivo de um negócio, certo? Errado! Isso é mais comum do que se imagina.
Não à toa, 50% das empresas fecham as portas em menos de 3 anos e a razão para isso é o desequilíbrio financeiro. Para empreender com sucesso, é preciso ter uma boa gestão dos gastos.
Se você ainda tem dúvidas se seu negócio apresenta lucratividade neste post para aprender quais são os primeiros passos para ter um bom controle financeiro da sua empresa.
Boa leitura!
Pode te interessar: Impostos para indústria: como é a incidência e benefícios para o segmento.
O que é controle financeiro?
Um empreendedor de sucesso está mais do que familiarizado em ter que se reinventar para superar os obstáculos cotidianos do empreendedorismo no Brasil.
Entretanto, esta missão é impossível sem que o negócio conte com boa saúde financeira: não há a possibilidade de pilotar bem uma máquina desabastecida. É aqui que uma estratégia bem traçada de controle financeiro entra como eixo central de uma empresa.
O objetivo do controle de finanças é assegurar a saúde financeira do empreendimento para que, estando dia com as obrigações contábeis, o gestor tenha tranquilidade e segurança para desenvolver estratégias de sucesso para o mercado.
Entretanto, é muito mais fácil manter o controle financeiro de empreendimentos que já começam de forma balanceada do que colocar nos trilhos uma máquina que já está desgovernada
Neste segundo caso, acertar dívidas com empréstimos, obrigações esquecidas e cheias de juros ou despesas mensais pagas às cegas, sem a menor noção dos gastos gerais nem para onde vai o faturamento, é um desespero para quem quer ter uma marca forte.
Entretanto, uma pergunta fica: quais os primeiros passos para se implementar uma gestão financeira de sucesso?
Esse questionamento é bastante pertinente, pois ter finanças enxutas nas fases iniciais dos negócios garante resultados finais satisfatórios. Vamos a eles?
Confira também : MEI, Simples Nacional e Comércio Digital – Tributação, Impostos, Nota Fiscal e Dúvidas Frequentes.
Como fazer controle financeiro de uma empresa?
Para isso, o empresário deve lançar mão de recursos técnicas que assegurem uma boa visibilidade do negócio, tanto no sentido de monitorar o bom desempenho operacional da empresa, gerindo gargalos e guiando os rumos dos negócios para vias de sucesso, quanto tendo uma consciência gerencial da rentabilidade do negócio.
Confira abaixo alguns campos estratégicos a serem assistidos na hora de implementar os primeiros passos de um controle financeiro bem estruturado.
Vale lembrar que a figura do profissional contábil nessas horas irá garantir muito mais assertividade para a aplicação destas métricas.
Conheça o capital de giro da empresa
O capital giro de uma empresa consiste em uma economia destinada a custear as suas atividades de forma a manter o seu pleno funcionamento e gerir gastos sem ter que recorrer a sistemas de empréstimo ou comprometimento do patrimônio.
O capital de giro considera todas as movimentações de entrada e saída de recursos financeiros do empreendimento, ou seja: é um recurso de rápida renovação.
Estabeleça o fluxo de caixa
O fluxo de caixa trabalha de modo complementar ao capital de giro. Uma das principais ferramentas do controle financeiro, controla todos lançamentos diários e a previsão das entradas futuras de dinheiro no caixa.
Dessa forma, o fluxo de caixa monitora de forma acertada toda entrada de capital de a destinação de recursos, além de permitir operar com certa previsibilidade. Por isso, deve ser um dos primeiros passos para uma gestão financeira bem organizada.
Utilize planilhas para o controle financeiro
Tornar as informações financeiras tangíveis é uma medida basilar para se ter um controle financeiro de excelência.
Além das tradicionais planilhas Excel – uma excelente pedida para quem ainda está começando – existem diversos recursos e softwares específicos para o monitoramento em tempo real das operações comerciais de um empreendimento.
Motores dados financeiros do seu negócio
Por fim, as consolidações das estratégias anteriores resultam na produção de um volume bastante relevante de dados estratégicos sobre as finanças do negócio.
Fazer um bom monitoramento destes dados significa tratar indicadores financeiros que irão balizar decisões econômicas de sucesso.
Logo, o monitoramento de dados é uma estratégia eficaz para o controle financeiro da empresa e deve, sim, estar presente entre os primeiros passos do negócio.
Leia também: Mudanças previstas para o CFOP em 2023 – Extinção do CFOP para operações com Substituição Tributária.
Conte com o suporte especializado da ATC Zanardi
Se o que você precisa é de parceiros com expertise no controle financeiro e otimização dos fluxos internos para produzir mais lucratividade com seu negócio, é hora de conhecer os especialistas da ATC Zanardi!
Com mais de 50 anos de atuação, podemos garantir os melhores resultados para empresas dos mais variados segmentos prezando, ainda, pela excelência no atendimento, comprometimento e satisfação de nossos clientes.
Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou deste conteúdo? Não deixe de conhecer mais em nosso blog! Siga também as nossas redes sociais!
Temos mais para você : Contabilidade digital para comércio em São Paulo-SP: conheça as soluções da ATC Zanardi.
2 pensou em “Quais são os primeiros passos para o controle financeiro da sua empresa?”