DRE: como montar e avaliar resultados contábeis do jeito certo
Ter a cultura de realizar análise financeira periódica é uma estratégia que possibilita que sua empresa apresente crescimento sustentável, bem como para que o gestor obtenha uma visão mais empreendedora dos negócios.
Isso porque, com indicadores bem estruturados e atualizados, a gestão pode realizar tomadas de decisão balizando-se tanto na real situação econômica da empresa quanto em projetos de mercados e processos internos que produzem resultados satisfatórios a baixos custos.
Neste sentido, uma das ferramentas mais eficientes para avaliar resultados financeiros de modo efetivo é a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).
Além de atender a uma obrigação fiscal que deve ser cumprida todos os anos, a DRE confere uma transparência tão ampla para a movimentação econômica para empresa que pode ser utilizada tanto para otimizar a gestão dos negócios quanto para tornar a marca mais atrativa para investidores e novos consumidores.
Continue a leitura para compreender como montar a DRE e avaliar resultados contábeis de montar e avaliar resultados contábeis do jeito certo!
O que é a DRE?
A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é composta por relatórios de diagnósticos contábeis de diferentes setores, atividades e processos internos da empresa. Tem o objetivo de apresentar, de modo estratégico, a lucratividade gerada pelas operações comerciais.
O relatório é uma obrigação legal para empresas de todos os regimes, à exceção do Microempreendedor Individual (MEI), e, para fins de cumprimento das responsabilidades fiscais, a DRE deve respeitar o período de apuração contábil com início em 1º de janeiro e até 31 de dezembro.
Deve, ainda, apresentar assinatura de um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC), conforme a Lei n° 11.638/07.
Porém, pela riqueza de detalhes que oferece sobre a demonstração da gestão de capital da empresa, a DRE pode ser realizada com base em um determinado recorte de tempo, que pode ser definido com base em objetivos específicos.
Neste sentido, o documento é utilizado para demonstrar, por meio de dados concretos, os seguintes indicadores de desempenho para seus clientes, parceiros e prospectos investidores:
- Operações de receitas;
- Custos e despesas de produção;
- Resultados obtidos e a qual preço.
Agora que você já compreende os diferentes papéis da DRE para sua empresa, entenda como a correta confecção deste relatório contribui para uma avaliação precisa de resultados contábeis.
Como montar uma DRE do jeito certo?
Uma DRE pode ser elaborada de diferentes maneiras a depender dos objetivos para os quais está sendo elaborada e qual o tipo de informação a gestão deseja colocar em evidência. Entretanto, há um padrão de estrutura a ser seguido. Confira as etapas.
Elabore a estrutura da DRE
É preciso pensar de modo estratégico na hora de montar sua DRE em acordo com o que se deseja apresentar, mas deve-se ter em mente que existem informações indispensáveis para que o documento cumpra seus objetivos, como:
- Receita Bruta;
- Receita Líquida;
- Lucro Bruto;
- Lucro ou Prejuízo Parcial;
- Resultado Líquido.
Para a elaboração de uma Demonstração assertiva, tome por base indicadores financeiros da empresa – incluindo dados contábeis e gerenciais –, sempre tendo como prioridade o Regime da Competência.
Na prática, este conceito significa que as movimentações contábeis devem ser apresentadas na data em que foram efetivamente realizadas, mesmo quando o pagamento a elas correspondente ocorrer de forma parcelada ou com agendamento para ocasião futura.
Se o objetivo for o cumprimento das obrigações com a Receita, deve-se registrar as contas representadas na DRE com saldo zero para o primeiro dia de exercício do ano-calendário.
No decorrer do período, os gestores vão realizando os lançamentos, gerando o saldo para uma nova apuração ao final do processo.
Realize os cálculos de indicadores financeiros de desempenho
Após montar sua DRE com os indicadores corretos e fazer a devida indicação de período e objetivos de análise, é hora de extrair resultados de desempenho calculando a situação real de cada um. Realize as seguintes ações:
- Faça o cálculo da Receita Líquida
- Receita líquida = Receita Bruta – Deduções.
- Encontre o Resultado Bruto
- Resultado Bruto = Receita Líquida – Custo de vendas
- Obtenha o Resultado do IR e CSLL
- Resultado antes do IRPJ (IR – PJ e CSLL= Resultado Bruto – Gastos Operacionais – Gastos líquidos – demais despesas do negócio.
- Descubra qual é o Lucro Líquido da empresa
- Lucro Líquido = Resultado Antes da incidência de IR e CSLL – Provisão para IR e CSLL.
- Conseguir o Resultado do Exercício
- Resultado Líquido do Exercício = Lucro Líquido antes das participações – Resultados não operacionais.
De que forma avaliar a DRE?
Existem duas maneiras de montar e avaliar resultados contábeis com a DRE: o método Vertical e o Horizontal. Confira.
Método Vertical
As análises de custos são realizadas por grupo. Este método permite analisar o impacto de uma despesa específica sobre o todo e realizar projeções para exercícios.
Método Horizontal
No modelo horizontal é possível avaliar a evolução tanto dos gastos quanto do faturamento. Dessa forma, a gestão consegue ter uma compreensão clara de qual o status financeiro da empresa na ocasião presente.
Agora que você já tem a compreensão da importância de se montar corretamente a DRE para avaliar seus resultados contábeis do jeito certo, tenha o suporte de uma contabilidade com expertise neste processo!
Conte com o suporte da ATC Zanardi!
Somos a ATC Zanardi, uma contabilidade com mais de 50 anos de atuação no mercado. Somos tradicionais no nome, mas sofisticados e à frente do tempo no modo de trabalhar.
Consolidamos a humanização de uma contabilidade consultiva com a praticidade, precisão e dinamismo das ferramentas digitais.
Conte com o suporte de nossos consultores para a composição mais assertiva de sua DRE!
Entre em contato e conheça nossos serviços!
Gostou deste Artigo? Leia mais em nosso blog e em nossas redes sociais!
Leia também: Due diligence e compliance: conheça a importância.
Um pensamento em “DRE: como montar e avaliar resultados contábeis do jeito certo”