Abrir empresa em São Paulo – SP: conheça as soluções da ATC Zanardi
São Paulo é o estado brasileiro com o maior número de empresas ativas. De acordo com o Mapa das Empresas, estudo elaborado pelo Ministério da Economia, são mais de 5,5 milhões de pessoas jurídicas abertas no território paulista.
E esse número não para de crescer! Só no primeiro quadrimestre de 2022 foram quase 400 mil novos empreendimentos.
A capital de SP também segue esse mesmo ritmo, liderando o ranking de municípios com maior número de empreendimentos abertos no Brasil. Não só isso! São Paulo é considerada a melhor cidade brasileira para empreender, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE).
Mas não pense que só por essas estatísticas elevadas você não encontra burocracias para abrir uma empresa em São Paulo. Mesmo com um elevado potencial empreendedor, existem diversas burocracias que o empresário precisa superar ao iniciar um negócio na capital paulista.
Enquanto você cuida da parte estratégica da abertura da sua empresa é fundamental contar com o apoio de quem é especialista nos setores tributário, fiscal e contábil.
Quer ter uma tranquilidade maior para dar o pontapé inicial no seu novo negócio? Continue a leitura deste texto e conheça as soluções da ATC Zanardi.
Como abrir uma empresa em São Paulo?
Por mais que o Governo de São Paulo tenha implementado medidas digitais para desburocratizar o processo de abertura de empresas, ainda há diversos desafios que um empreendedor precisa superar para iniciar um negócio de sucesso.
São diferentes burocracias, complexidades e taxas a serem pagas nessa etapa inicial. Cometer erros não é prejudicial apenas à criação do seu negócio, mas também impacta negativamente todo o futuro da empresa. Por isso, é de suma importância contar com o suporte contábil antes mesmo do seu negócio iniciar a sua atividade empresarial.
Então, veja a seguir as principais fases de atuação da ATC Zanardi na abertura de sua empresa:
Coleta de informações
Abrir uma empresa em São Paulo começa pela coleta de informações para a elaboração de um contrato social. Os seguintes dados precisam ser constados neste documento inicial:
- Atividade econômica (CNAE) do empreendimento;
- Capital social investido;
- Nome do sócio responsável por administrar a sociedade empresarial;
- Nome de cada sócio e qual o percentual de participação de cada um.
Leia mais: Contabilidade para prestadores de serviços em São Paulo-SP: entenda a importância.
Consulta prévia
Em seguida, é necessário confirmar a viabilidade da consolidação do empreendimento no local escolhido. Essa verificação é feita de acordo com o tipo de atividade econômica a ser exercida.
Essa primeira consulta é feita por meio da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Já a validação de marca é feita pelo INPI.
Registros e inscrições
Achou que estava tudo fácil e tranquilo? É por que ainda tínhamos chegado na etapa de registro e inscrições.
Apesar de burocrática, essa fase é a de gênese do seu negócio. Ela consiste no registro na Jucesp e o preenchimento do Documento Básico de Entrada (DBE) pelo Portal Redesim. A abertura oficial da empresa é concretizada com a geração do CNPJ, emitido logo após esses passos.
Em seguida, os trâmites migram para outros órgãos públicos, como a Prefeitura Municipal de São Paulo, que precisa liberar sua Inscrição Municipal.
Essa etapa demanda o pagamento de taxas seguindo uma tabela de preços que é dividida pelas naturezas jurídicas. Os valores vão de R$ 100,07 (para Empresário Individual) a R$ 485,94 (para Sociedades Anônimas).
Profissionais liberais, como engenheiros, médicos, advogados e dentistas, por exemplo, ainda podem precisar pagar taxas adicionais condizentes com seus respectivos conselhos profissionais e órgãos reguladores.
Licenças e Alvarás
A burocracia ainda não acabou! Ainda é necessária a liberação de licenças e alvarás para a legalização da sua empresa em São Paulo. Na capital paulista, o alvará de funcionamento foi substituído pelo Certificado de Licenciamento (CLI).
As licenças do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e meio ambiente são solicitadas nos respectivos órgãos.
Quais são as soluções da ATC Zanardi para seu novo negócio?
A complexidade das etapas necessárias para abrir uma empresa em São Paulo pode impedir que você se dedique por completo em outras atividades estratégicas fundamentais para que sua empresa inicie sua trajetória de forma sólida.
Afinal, como você vai pensar em medidas para melhorar a qualidade dos seus produtos ou serviços, captar novos clientes, conquistar capital social inicial e obter um faturamento capaz de manter o negócio funcionando se estiver focado em resolver burocracias para legalizar seu negócio?
Justamente por isso os profissionais da ATC Zanardi estão à sua disposição se comprometendo com todas as etapas complexas e burocráticas da abertura de uma empresa.
Não só isso! Ao contar com o nosso apoio você ainda garante suporte na gestão financeira do seu negócio, ajuda no controle de obrigações acessórias e fiscais, administração de notas fiscais e de certificados digitais.
Estamos com você desde a fase inicial até as etapas de desenvolvimento da sua empresa. Ajudamos na organização dos procedimentos de venda e no controle fiscal, contábil e trabalhista.
Para ter acesso a todos os nossos serviços, entre em contato conosco. Será um grande prazer te atender!
Agora que você viu como podemos te ajudar a crescer e atender todos os requisitos obrigatórios pela lei, te convidamos a continuar conhecendo nossas soluções. Para isso, acesse o nosso blog ou acompanhe novos conteúdos em nossas redes sociais.
Confira também: Contabilidade digital para comércio em São Paulo-SP: conheça as soluções da ATC Zanardi.
2 pensou em “Abrir empresa em São Paulo – SP: conheça as soluções da ATC Zanardi”