Valuation para pequenas empresas: como fazer na prática
Ter um conhecimento claro do desempenho financeiro de uma empresa é um dos pilares para a tomada de decisões para o sucesso de uma empresa.
Por mais que este conceito pareça óbvio, nem sempre os empresários estão munidos das estratégias certas para o controle das finanças. Não por acaso, a má administração do capital é o principal motivo de fechamento dos negócios no Brasil, sobretudo entre pequenas empresas .
Além disso, ter dados consistentes sobre como sua marca é percebida no mercado e quis produtos os serviços tão melhor avaliados pelo público é umas das estratégias de base para se estabelecer estratégias verdadeiramente eficientes para o crescimento dos negócios com sustentabilidade econômica.
É no sentido de suprir estas necessidades que surge a metodologia estratégica de gestão de negócios chamada valuation.
Trata-se de um processo de avaliação dos negócios que demonstram o valor da empresa no mercado, dando base para uma gestão assertiva.
Quer saber o que é o valuation para pequenas empresas e como fazer na prática? Confira este artigo!
O que é Valuation?
O conceito de valuation é uma metodologia que utiliza dados do status e desempenho da empresa, para determinar a valoração de um negócio no mercado.
Com a prática do valuation, é possível identificar a saúde financeira e contábil da empresa. A partir deste indicador, é possível tanto avaliar quais os projetos de negócio são tangíveis quanto se realizar projeções econômicas para um determinado período dos negócios.
Outro aspecto estratégico do valuation para pequenas empresas é que ele indica também a força da marca frente a consumidores, investidores e eventuais parceiros comerciais.
É uma medida extremamente importante para os empreendedores, principalmente em pequenas empresas, pois serve de base para demonstrar não somente o valor do negócio no presente, mas também o potencial de desenvolvimento que a empresa apresenta.
A soma destes fatores fazem do valuation uma ferramenta estratégica para direcionar as tomadas de decisões para o negócio.
Agora que você já tem um panorama do papel fundamental do valuation para pequenas empresas, conheça um pouco mais sobre os indicadores utilizados para realização deste cálculo.
Leia mais: Apuração e distribuição de lucros: saiba como fazer.
Quais fatores impactam no cálculo de Valuation?
O valuation não é uma medida importante apenas em processos de venda ou fusão das empresas.
Saber o quanto vale um negócio permite aferir quais os serviços estão gerando mais resultados, onde estão os principais gargalos operacionais da empresa e quais processos precisam de medidas para redução de custos.
Assim, o valuation para pequenas empresas é uma estratégia que torna clara a percepção sobre quais medidas tomar para tornar a empresa mais atrativa para investidores, o que resulta mais capital para investir em projetos.
Ainda, demonstra quais soluções da empresa geram mãos de aderência junto ao público. Esse aspecto aponta para a gestão em quais projetos o capital deve ser investido, a fim de produzir melhores resultados para a empresa.
Entretanto, para conseguir produzir um valuation para pequenas empresas realista e com efeitos práticos, o empreendedor precisa ter uma visão clara sobre quais indicadores avaliar.
Em linhas gerais, devem ser considerados:
- Crescimento alcançado pela empresa;
- Índices de lucratividade;
- Quais os ativos e passivos do negócio;
- O fluxo de caixa;
- Qual a carteira de clientes e os percentuais de crescimento;
- Informações contábeis, operacionais, e fiscais que impactam no orçamento;
- Custos por processos;
- Reconhecimento da marca;
- Dentre outros, que podem variar conforme o tipo de negócio.
A esta altura, você já compreende o que ser considerado em um valuation. Confira, agora, como realizar o cálculo, na prática.
Como calcular o Valuation de sua pequena empresa, na prática?
O valuation é uma estratégia aplicada para avaliar empresas em qualquer segmento de mercado, portanto, precisa ser realizado sob medida, do modo mais adequado para necessidades de uma empresa específica.
Considera, portanto, o segmento de mercado, o porte, o tipo de solução oferecida, dentre outros. Dessa forma, existem diferentes formas de realizar o valuation.
Vamos apresentar os modelos mais indicados para pequenas empresas.
Total de ativos + lucro líquido
Este método para realização do valuation considera o total de ativos e o lucro líquido da empresa.
É calculado por meio da soma de todos os resultados alcançados a partir do balanço fiscal do negócio.
Apesar de apresentar uma fórmula simples, este modelo é altamente eficaz para apurar o valuation de empresas de pequeno porte, com pouco tempo de mercado e baixo número de membros societários.
Base zero
No cálculo de Valuation para pequenas empresas por meio do método de Base Zero considera se, também, indicadores de mercado – como moeda e a para se indicar quanto de capital se precisa para criar uma pequena empresa nova, com as mesmas características do negócio avaliado.
Somado a isso, devem estar os ativos do negócio, como estoque, recursos humanos, matéria-prima, obrigações fiscais, dentre outros. O valor dessa soma indica o valuation da pequena empresa.
Venture Capital
Por fim, para um cálculo eficiente de valuation para pequenas empresas é o venture capital, mais indicado para empresas com tempo maior de mercado. Para realizar o cálculo por esta metodologia, é preciso, primeiramente, realizar a estimativa da margem líquida.
Em um segundo momento, deve-se estabelecer um prazo previsto para que o investidor recolha o capital investido. Por fim, projeta-se a receita esperada para este período, visando apurar o lucro líquido.
Feito isso, o cálculo do valor da empresa é realizado segundo o fim do período estabelecido para a retirada do investimento. Com este dado em mãos, o investidor irá utilizar o valor obtido para calcular a diferença em relação ao valor investido inicialmente.
Agora que você já conhece os métodos mais eficientes para realizar o valuation de pequenas empresas, busque ajuda especializada!
Conte com o suporte da ATC Zanardi!
Somos uma contabilidade com mais de 50 anos no mercado. Temos expertise na realização de valuation para pequenas empresas em qualquer segmento e dar a base que seu negócio precisa para poder ter crescimento acelerado com equilíbrio financeiro.
Com uma valuation de qualidade realizado por nossos consultores especializados, sua pequena empresa experimenta uma série de benefícios, tais como:
- Precificação de produtos os serviços mais assertiva;
- Suporte para o compliance fiscal da empresa;
- Dados mais consistentes para apresentar a investidores;
- Base de dados sólidas para decidir em qual projeto investir;
- Conhecimento sobre o valor real da empresa, conferir mais autoridade na hora de realizar negociações com parceiros, investidores ou na participação de projetos público-privados.
Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou deste artigo? Leia mais em nosso blog e em nossas redes sociais!
Continue navegando: Saúde financeira da empresa: como fazer uma boa análise?.
2 pensou em “Valuation para pequenas empresas: como fazer na prática”