Assessoria contábil para prestadores de serviços: conheça as possibilidades de legalização de empresas
O cotidiano de trabalho dos prestadores de serviços é bem atribulado. Desde o atendimento ao cliente até o controle das operações internas da empresa, muita coisa passa pela cabeça desse profissional.
Para facilitar sua vida, uma das soluções mais buscadas no mercado é a assessoria contábil, que facilita o cumprimento das obrigações fiscais e ajuda no controle financeiro das empresas.
No entanto, o que nem todo empreendedor sabe é que a assessoria contábil também ajuda em outras situações da vida profissional de um prestador de serviços. Uma dessas circunstâncias é a legalização de empresas, que é um processo com que muitos têm que lidar.
Neste artigo vamos falar sobre as possibilidades que existem referentes à legalização de empresas para prestadores de serviços, e como uma assessoria contábil pode te ajudar nesse processo.
Quer aprender mais? Então venha conosco!
Assessoria contábil para prestadores de serviços: entenda a importância
A assessoria contábil para prestadores de serviços se baseia em diversas questões específicas que envolvem as profissões desse setor. Por se tratar de profissionais que muitas vezes atuam como autônomos ou empresários individuais, sua gestão financeira e tributária pode ser bem complicada.
E para evitar irregularidades, atrasos e erros com tanta burocracia, contar com o apoio de um contador é uma solução bem mais viável.
Além de lidar com o pagamento de impostos, com as demonstrações fiscais, escrituração e livro-caixa, uma assessoria contábil ainda ajuda na elaboração de um planejamento tributário e no seu controle financeiro.
Isso porque muitos prestadores de serviços optam por atuar como pessoa jurídica (PJ), ou seja, abrindo a própria empresa. Entenda por que isso pode ser vantajoso!
Prestadores de serviços: por que virar PJ?
Considerando que os prestadores de serviços costumam exercer sua profissão de forma “solitária”, ou seja, sem serem contratados por empresas de forma fixa, existem duas opções principais: virar PJ ou trabalhar como pessoa física (autônomo).
Para quem atua como autônomo, os registros contábeis são feitos de maneira mais complicada, por meio dos chamados livros de registro. Além disso, a incidência do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) se dá sobre toda a sua receita.
Uma das grandes vantagens de se virar PJ é o fato de que, como a distribuição de lucros não é taxada na fonte pelo “Leão” nem pelos impostos previdenciários, sua fonte de renda sofre menos impacto da carga tributária. Basta, para isso, criar um pró-labore menor, que o IRPF taxará menos.
No entanto, ao abrir uma empresa, o prestador de serviços deve passar por uma série de burocracias e pagar uma variedade de tributos que incidem sobre pessoas jurídicas. Felizmente, com apoio de uma assessoria contábil, esse processo de legalização de empresas, assim como a gestão tributária, se torna mais fácil!
Conheça as possibilidades de legalização de empresas para prestadores de serviços
Para prestadores de serviços que optam por virar PJ com apoio de uma assessoria contábil, é preciso escolher, antes de mais nada, a natureza jurídica em que seu negócio será firmado. Portanto, conheça a seguir as opções de legalização de empresas para o seu setor!
Empresas individuais
A primeira decisão que um prestador de serviços deve tomar ao optar por virar PJ é escolher se quer empreender sozinho ou se quer contar com mais sócios.
No caso das empresas individuais, existem três opções principais de legalização de empresas. Elas são:
- Microempreendedor Individual (MEI);
- Empresário Individual (EI);
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
Entre as três, o MEI é certamente a opção mais descomplicada, e sequer precisa de uma assessoria contábil para as demonstrações fiscais, já que paga um valor fixo de impostos por mês. No entanto, somente EI e SLU permitem a maioria das atividades chamadas “intelectuais”.
Ou seja, se você é profissional liberal (médico, advogado, engenheiro, fisioterapeuta, dentista, etc) e quer trabalhar como PJ, você não pode ser MEI. Para saber mais sobre as possibilidades dessa opção de formalização, confira a Lista de Atividades Permitidas.
Sociedades para prestadores de serviços
Agora, se você quer abrir um negócio junto a outro parceiro que também é prestador de serviços, é preciso estar atento às outras opções de legalização de empresas. Confira quais são:
- Sociedade Simples (SS);
- Sociedade Empresarial Limitada (LTDA);
- Sociedade Anônima.
Geralmente, ao começar um negócio do zero, faz mais sentido optar por uma Sociedade Simples ou pela LTDA. Enquanto a SS permite apenas a participação de prestadores de serviços registrados no órgão regulador da sua categoria (quando houver essa regulamentação), a LTDA permite uma flexibilidade maior.
Ou seja, para profissionais liberais que pretendem criar um negócio em sociedade, todos devem ser registrados no conselho da sua categoria para abrir uma SS. No caso da LTDA, porém, somente um dos sócios tem obrigação de ter esse cadastro.
Leia também: Contabilidade para prestadores de serviços em São Paulo-SP: entenda a importância.
Conte com a assessoria contábil da ATC Zanardi!
Se você está procurando uma assessoria contábil para prestadores de serviços, seja para organizar as obrigações contábeis do seu negócio já existente, ou para conhecer suas opções de legalização de empresas, então você já está no lugar certo!
A ATC Zanardi é uma contabilidade especializada no atendimento a empresas de serviços, e também a profissionais autônomos. Oferecemos uma ampla gama de soluções contábeis, desde a abertura do seu negócio até outras opções de atendimento, como a terceirização do seu setor financeiro.
Quer conhecer melhor o nosso trabalho e entender como podemos ajudar na formalização do seu negócio? Entre em contato com nosso time e saiba mais sobre os nossos serviços contábeis!
Para conferir mais conteúdos como este, visite o nosso blog de artigos ou siga as nossas redes sociais para ter acesso a mais dicas empresariais!
Continue lendo: Abrir empresa em São Paulo-SP: conheça as soluções da ATC Zanardi.
5 pensou em “Assessoria contábil para prestadores de serviços: conheça as possibilidades de legalização de empresas”