Saúde financeira da empresa: como fazer uma boa análise?
A saúde financeira da empresa deve ser sempre uma das prioridades de empresários e gestores. Afinal, é a partir dela que todos os seus processos internos operam de forma precisa.
Isso é fundamental quando se coloca em perspectiva que o Brasil é o 4º com número de empresários do mundo, segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor. Isso torna o mercado um tanto competitivo.
Uma das formas de se destacar no mercado é investir em uma gestão assertiva de modo a permitir que se tenha saúde financeira para ser competitivo. Porém, nem todos os empresários têm essa visão estratégica que impulsiona o negócio para a empresa.
Por isso, para te ajudar a entender mais a respeito desse da saúde financeira da empresa, e ensiná-lo como fazer uma boa análise, preparamos esse artigo para você.
Tenha uma boa leitura!
O que é a saúde financeira da empresa?
A saúde financeira da empresa diz respeito a sua capacidade de gerar rentabilidade. Ou seja, isso só é alcançado quando a empresa consegue arcar com todas as suas obrigações financeiras e ainda gerar lucro.
Logo, com a saúde financeira em dia, sua empresa terá capacidade para lidar, com:
- Custos de departamento pessoal;
- Despesas fixas e variáveis;
- Pagamento de tributos;
- Pagamento de fornecedores;
- Investimentos;
- Capital de giro;
- CNPJ regular.
É relativamente comum que empresas negligenciam a importância da saúde financeira da empresa. Isso a curto prazo pode até trazer algum resultado, no entanto, quando se pensa na sustentabilidade da empresa no futuro pode prejudicar bastante o seu negócio.
Por essa razão, saber os conceitos de gestão de finanças é indispensável para fazer análises assertivas da saúde financeira da empresa.
Veja a seguir alguns aspectos a serem levados em consideração nessa análise.
Como analisar a saúde financeira da empresa?
Para analisar a saúde financeira da empresa é preciso levar em consideração uma série de fatores que afetam diretamente as finanças do seu negócio.
Ao fazer isso, você tem um panorama de como anda o seu negócio e consegue tomar decisões para mudar o seu cenário financeiro. Desse modo, separamos alguns pontos de atenção para analisar as finanças da empresa.
Controle do fluxo de caixa
O ponto de partida para analisar a saúde financeira da sua empresa, está no controle do fluxo de caixa. Essa ferramenta conta com um detido registro de entradas e saídas de capital no seu negócio.
Esse é um indicador muito importante pois possibilita um diagnóstico do estado do negócio no curto prazo e possibilita realizar projeções de faturamento e lucro no futuro.
Além disso, o fluxo de caixa proporciona que se identifique pontos em que é possível diminuir custos, o que é fundamental para garantir o seu lucro.
Lucro bruto
O indicador de lucro bruto, também conhecido como lucro das vendas, serve para medir o lucro apenas em relação às despesas relacionadas à produção do produto.
Isso serve não apenas para avaliar a viabilidade de produção do produto, mas também se é possível diminuir os custos de produção para melhorar o preço final para o consumidor.
Além disso, o lucro bruto não leva em consideração o impacto dos custos de operação, como salários, gastos, tributos e marketing na saúde financeira da empresa.
Levantamento de custos fixos e variáveis
Um bom controle de custos é crucial para a saúde financeira da empresa, isso porque de nada adianta faturar alto, se os seus custos são maiores.
Nesse sentido, levantar quais são os seus gastos fixos e quais são os seus custos variáveis possibilita que você conheça para onde vai a maior parte do capital. Assim, aliado ao fluxo de caixa você saberá onde agir para diminuí-los.
Índice de liquidez
O índice de liquidez talvez seja o mais importante para analisar a capacidade do negócio de se sustentar.
A análise desse indicador, serve para calcular se a empresa consegue gerar receita para quitar todas os seus custos e despesas sem que seja necessário recorrer a ajudas externas, como empréstimos, investimentos, ou corte de gastos.
Se o índice de liquidez da organização for maior que 1, significa que ela tem uma boa saúde financeira.
Como você pôde perceber, a saúde financeira de um empreendimento é fundamental para que ela continue no mercado a longo prazo. Desse modo, saber realizar analisar os diversos indicadores da empresa permite que você tenha noção do seu estado, e tome decisões para melhorar os seus resultados.
No entanto, com o suporte técnico especializado você ganha mais assertividade.
Conte com o suporte da ATC Zanardi!
Agora que você sabe como analisar a saúde financeira da empresa, saiba que não é necessário fazer tudo sozinho, com o suporte de uma contabilidade você ganha em conhecimento especializado e assertividade na gestão financeira do seu negócio.
Por isso, conheça a ATC Zanardi! Com mais de 50 anos no mercado contábil, nossa empresa contábil preza sobretudo pela excelência no atendimento, com comprometimento, e satisfação.
Nosso principal foco é ajudar empreendedores a melhorar a gestão de seus negócios e conseguir melhores resultados por meio de nossos serviços.
Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e leia mais conteúdo como esse e não se esqueça de acessar nossas redes sociais.
Leia mais: Apuração e distribuição de lucros: saiba como fazer.
Um pensamento em “Saúde financeira da empresa: como fazer uma boa análise?”