Precificação de serviços: como fazer e 4 dicas para ter sucesso
Definir o preço de seu serviço não consiste apenas em fazer as contas do que se gastou para produzir e definir um valor. Isso vai te fazer trabalhar com uma margem de ganhos próxima de zero.
Também não vale levar toda sua paixão pelo que faz para dentro das cifras do serviço.
Para trabalhar com uma margem de ganhos lucrativa, porém tangível, é preciso estratégia na hora de definir os preços.
Para isso, separamos um post especial sobre precificação de serviços para você que trabalha com qualidade, mas não sabe como levar o valor do que faz para o mercado.
Confira 4 dicas para ter sucesso na hora de realizar a precificação de serviços em sua empresa.
Boa leitura!
O que é a precificação de serviços?
O processo de precificação de serviços diz respeito à definição dos valores de venda dos produtos e serviços de uma empresa. Isso requer estratégia e compreensão do nicho de mercado que se está atuando, para que a margem de preços praticada seja coerente com o mercado.
Isso porque a precificação de serviços é uma etapa determinante para a construção de imagem do empreendimento junto ao mercado.
Ao praticar preços muito acima da média, seus produtos não alcançarão um número de vendas satisfatório.
Ainda, no caso de terem saído mesmo com um valor elevado, podem não atender às expectativas dos consumidores, se o preço mais alto não estiver relacionado também com um padrão de entrega diferenciado.
Já a precificação de serviços muito abaixo do mercado resultará em muitas vendas, porém com uma arrecadação que talvez mal cubra os custos de produção, resultando em prejuízos sensíveis para o negócio.
E, por fim, ficar fazendo testes de preços de produtos ou serviços já nas prateleiras, com oscilações muito constantes ou com elevações abruptas e por vezes, exorbitantes, irá atribuir uma reputação negativa à marca, muitas vezes criando situações difíceis de serem revertidas.
Vê como é importante ser assertivo no processo de precificação de serviços?
A figura de um bom contador nesse momento dos negócios é de suma importância para garantir lucratividade e credibilidade à mercadoria.
Como fazer a precificação de serviços?
Primeiramente, não há outro caminho: a precificação de um produto ou serviço é resultado de muita análise de mercado, conhecimento interno dos gastos com a produção, tributação sobre serviços e produtos, sazonalidades do nicho margem de lucro atribuída à confiabilidade, dentre muitos outros fatores.
Elencar algumas das variáveis é só um modo de demonstrar que uma precificação de sucesso é resultado de muito estudo, difícil de ser realizado de modo assertivo sem a assistência de um suporte contábil especializado.
Agora que você já compreendeu a importância desta estratégia, descubra agora como fazer uma boa precificação de serviços com 4 dicas para ter sucesso na gestão desta metodologia de forma eficiente na sua empresa que separamos para você.
Cálculo de lucro
Vamos começar esta lista pelo órgão mais sensível do empreendedor: o bolso. Vamos falar de margem de lucro. Você sabe como utilizar esta ferramenta de modo eficiente?
Um cálculo preciso de margem de lucro serve de base para direcionar as tomadas de decisão dos negócios.
Funciona assim: o faturamento indica quanto de capital entrou nos cofres da empresa em um determinado período. O lucro é a avaliação de quanto deste capital sobrou após a empresa arcar com todas as despesas para seu funcionamento.
Logo, o cálculo de lucro é um procedimento que demonstra a qualidade da precificação de serviços de forma bastante legível.
Conheça a sua demanda
Este indicador é inteligente na hora de se realizar a precificação de forma a acompanhar as sazonalidades do segmento, ou ainda, para gerir as oscilações de demanda por um produto ou serviço.
Em termos bem rudimentares, se há grande oferta de um determinado produto no mercado, há pouca demanda e o valor tende a cair. Havendo escassez de ofertas de um serviço ou mercadoria, espera-se que haja maior demanda e isso favorece a subida de preços.
Entretanto, há outras variáveis, que só podem ser aferidas com uma análise mais acurada do mercado, e para uma precificação de serviços exemplar, elas precisam ser consideradas.
Saiba quais são os custos fixos e custos variáveis do seu negócio
Em lucro, falamos dos custos com a funcionalidade do empreendimento, lembra?
Isso demanda o cálculo de custos fixos e variáveis do empreendimento e deve ser considerado para se obter sucesso na precificação de serviços de sua empresa. Funciona assim:
- Custos fixos: são aqueles constantes, que não variam conforme as mudanças na as linhas produtivas. Se você possui uma loja física, um bom exemplo são os custos para manutenção do local.
- Custos variáveis: são todos aqueles que estão atrelados à produtividade da empresa e, logo, oscilam conforme a demanda. Insumos, mão de obra ou projetos publicitários são alguns dos principais exemplos.
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Conheça a distinção entre preço e valor
No universo empreendedor, preço e valor são conceitos distintos.
Preço diz respeito ao valor real dos gastos de produção de um produto ou serviço. Isso considerando todos os custos envolvidos no processo, como insumos, mão de obra, estratégias de marketing e afins.
Já o valor, é uma espécie de status atribuído pelo público ao que está sendo comercializado.
Seja por uma qualidade elevada ou por uma identidade de respeito que aquela mercadoria atribui a quem a consome, a sociedade mostra mais disposição para investir dinheiro naquela aquisição.
Dessa forma, o valor é um indicador muito significativo na hora de se estabelecer a precificação de serviços. E não deve, de forma alguma, ser avaliado de modo leviano ou com amadorismo.
Dessa forma, seguindo estas quatro dicas fantásticas para a precificação de serviços de seu empreendimento, você agregará à sua imagem junto ao seu público uma percepção de mais valor, preços justos, boa qualidade e consolida muito mais resultados!
Conte com a ajuda especializada da ATC Zanardi
Se você está com dificuldades para compreender de que forma ter sucesso com a precificação de serviços, a solução não é “jogar os preços lá embaixo” ou reduzir sua produtividade esperando que a demanda chegue para só então investir. Isso não gera confiabilidade para sua empresa.
Conte com o suporte dos consultores da ATC Zanardi! Entre em contato conosco e nossos especialistas farão as devidas análises para você acertar na precificação de serviços e ganhar muito mais reconhecimento e lucratividade!
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