Conheça o papel da Assessoria Trabalhista na apuração das contribuições sociais
Folha de pagamento, emissão de guias, balancete, conciliação de caixa, gastos eventuais, desligar um colaborador de seu time, estabelecer processos de seleção. Essas e outras atividades integram o cotidiano da maioria das empresas no Brasil.
Contar com o auxílio de uma assessoria trabalhista pode te ajudar nesse cotidiano, sobretudo quando se tem em mente as obrigações entre empregador e colaborador sob o ponto de vista das contribuições sociais.
Por exemplo, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o Brasil é um dos países com maior incidência de impostos no mundo.
Neste artigo vamos entender o que é assessoria trabalhista e qual a sua relação com a apuração das contribuições sociais.
Tenha uma boa leitura!
Entende o que é Assessoria Trabalhista
O cotidiano de qualquer empresa demanda um tipo de atenção multifacetada. Desde o cuidado gerencial com a saúde financeira às relações com seus colaboradores.
No entanto, esse conjunto de ações podem ser assessoradas por times ou empresas especializadas. Uma destas modalidades de colaboração consultiva é a assessoria trabalhista.
Este tipo de serviço contempla todas as relações entre empregador e colaborador, visando assegurar a regularidade desta vinculação e prevenir potenciais perdas ou danos.
Ou seja, abarcando processos desde gestão de folha de pagamento correta e eficiente, ao recolhimentos e tributos, alcançando a avaliação de eventuais desligamentos ou reestruturação de contratos.
Desse modo,os serviços técnicos e especializados de uma assessoria trabalhista são dirigidos a todos os processos relativos a pagamentos, relações contratuais de cunho trabalhista e recolhimentos.
Quando realizada por uma empresa com expertise contábil, a assessoria trabalhista implica ainda uma atenção especial ao regime de contribuições sociais previstas. Isto é, as incidências tributárias sobre a atividade da empresa e suas obrigações trabalhistas.
Leia também sobre assessoria contábil e suas implicações na saúde financeira de sua empresa.
Leia também:Precificação de serviços: como fazer e 4 dicas para ter sucesso
A relação entre assessoria trabalhista e contribuições sociais
Contribuições sociais são categorias de recolhimento tributário que incidem tanto sobre os empregadores quanto empregados.
Estes recolhimentos possuem como objetivo integrar o orçamento da Seguridade Social, como previsto pelo artigo 195 da Constituição Federal.
Deste modo, toda empresa ativa que apresenta um quadro de colaboradores com vínculo trabalhista deve se atentar aos tributos incidentes sobre suas atividades e operações.
A depender do porte de sua empresa, sua atividade fim, seu setor e o regime tributário ao qual responde, esse conjunto de impostos pode mudar. No entanto, de maneira ampla, é necessários sempre observar:
- INSS (Previdência Social);
- FGTS.
Evidentemente, outros tributos e obrigações podem ocorrer. Por exemplo, no momento de desligamento de um colaborador ou quando há risco à saúde do empregado, assim como potenciais acidentes.
Desse modo, contar com uma empresa parceira especializada em assessoria trabalhista é necessário.
Isso devido à segurança operacional que esse tipo de serviço prestado possibilita a sua empresa, assim como da possibilidade de redução de custos ou aconselhamentos pontuais.
Então, qual o papel de uma assessoria trabalhista no cotidiano das empresas?
O papel da assessoria trabalhista na apuração das contribuições sociais
O serviço de assessoria trabalhista relaciona-se à avaliação, acompanhamento e direcionamento estratégicos de ações de sua empresa no campo trabalhista. Desse modo, um conjunto de impostos e tributos devem ser observados.
Por este aspecto, o papel da assessoria trabalhista na apuração das contribuições sociais é o de assegurar a legalidade das relações entre empresa e colaborador, assim como blindar o negócio de possíveis relações trabalhistas prejudiciais.
Por um lado, a assessoria permite ao empregador os benefícios de um acompanhamento especializado, por outro, também garante maior eficiência nos departamentos de sua empresa.
À medida que a assessoria trabalhista se desenvolve, toda a estrutura tributária de sua empresa é avaliada de modo a contemplar potenciais reduções de custos e assegurar e legalizar vínculos empregatícios.
Por exemplo, imagine a seguinte situação. Você é dono de uma pequena fábrica de caixas de papelão. Em suas operações cotidianas, você lida desde o vínculo contratual com seus fornecedores até os processos de comercialização de seus produtos.
Nessa cadeia de atividades correlacionada, você conta com um time de colaboradores em setores e departamentos diversos em sua estrutura.
A depender do tipo de atividade desempenhada e o modelo de contrato estabelecido, alguns impostos específicos devem ser contemplados em seu planejamento tributários.
Quanto mais complexa for a estrutura da empresa, maior a atenção que demanda. No entanto, as pequenas empresas que contam com uma folha relativamente reduzida também necessitam de um olhar atento a estas relações.
Sobretudo quando se tem em mente a legalidade das atividades e das relações entre empregador e colaborador.
Conte com a ATC Zanardi Contabilidade Digital!
Gerir uma empresa, independente de seu tamanho e estrutura, implica em estar atento a vários aspectos de seu funcionamento.
Neste cenário encontram-se as relações de trabalho e a apuração das contribuições sociais. Por isso contar com o auxílio especializado de experts em assessoria trabalhista é tão necessário.
Conte com a ATC Zanardi no desenvolvimento de estratégias e ações mais assertivas no campo trabalhista.
Entre em contato conosco e acesse o nosso blog para mais informações.
Aprenda mais lendo sobre: Como fazer emissões de Notas Fiscais mais eficientes?