Pró-Labore
O que é Pró-Labore?
O pró-labore é a remuneração (semelhante ao salário) dos sócios que trabalham na empresa. É considerado uma despesa administrativa apesar de ser muito confundido como “salário”.
O sócio que trabalha pela empresa (sócio administrador) tem direito a um salário, uma remuneração por este serviço. É através dele que o empresário pode, por exemplo, contribuir para a previdência. Em outras palavras, é o salário do dono ou dos donos da empresa.
Qual o valor correto do Pró-Labore?
A lei não determina um valor específico, cabendo aos sócios determinarem o valor do pró-labore, bem como sua redução ou reajuste. A única regra quanto aos valores é que o pró-labore não pode ser inferior ao valor do salário mínimo vigente.
O Pró-Labore é obrigatório?
É obrigatório a retirada de Pró-Labore para todo sócio que trabalha na sociedade. O sócio administrador ou cotista, titular de empresa individual ou Unipessoal que trabalham na sociedade é classificado como “contribuinte obrigatório” da Previdência Social. (Art.12 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991) e sobre esta remuneração deve ser recolhida a contribuição previdenciária.
Quais Impostos incide sobre o Pró-Labore?
Empresa Optantes pelo Simples Nacional
Custo para a Empresa: Não existe contribuição patronal, ou seja, sem custo para empresa.
Custo para o Sócio: Será retido na fonte ou deduzido do valor bruto 11% de INSS e o IR de acordo com a tabela progressiva da Receita Federal.
Empresa Optante pelo Regime Normal (Lucro Real ou Lucro Presumido)
Custo para a Empresa: Encargos Sociais de 20% sobre o valor do Pró-Labore.
Custo para o Sócio: Será retido na fonte ou deduzido do valor bruto 11% de INSS e o IR de acordo com a tabela progressiva da Receita Federal.